Apresentação

Diz-se freqüentemente que a clínica é soberana, o que implica sempre o desafio frente a cada caso - cada caso é um caso. Na medicina há um certo júbilo quando se encontra o caso de livro, mas se sabe também que este olhar é enganoso, pois pode obliterar justamente a singularidade clínica que faria a diferença. Portanto, a particularidade da clínica, seja no campo físico-orgânico, seja no psíquico, exige do terapeuta uma grande dedicação e aprofundamento, como ensina Freud com a psicanálise, há que se fazer coincidir investigação e tratamento. O caso não deve ser um exemplo da teoria, mas uma convocação para o trabalho teórico. Nossa revista Práxis e Formação, resultante dos Fórum anuais da Especialização em Psicologia Clínico-Institucional - Modalidade Residência Hospitalar, vem seguindo a trilha de uma formação especializada que contempla alguns programas desenvolvidos no Hospital Universitário Pedro Ernesto, englobando as Unidades de Psiquiatria, Adolescência, Pediatria, Pré-natal Maternidade, NAI/UNATI (terceira idade). Neste sentido, os textos que compõem este número como todos os anteriores, seguem a tradição de ter a práxis clínica como sua essência. Não vamos apresentar cada artigo, entendemos que vale mais o leitor segui-los com a disposição de encontrar nas narrativas uma possibilidade de aproximação desta experiência às vezes angustiante, dramática e mesmo trágica, mas também bela e gratificante, dentro de um hospital.

Nestes vários anos, e esta publicação com seus oito números é testemunha, demonstramos o quanto o campo de formação hospitalar é importante para o psicólogo clínico. Pela avaliação do encaminhamento dos especialistas egressos do curso, seja nas seleções para mestrados, seja nos concursos públicos para psicólogos, temos uma resposta positiva de sua relevância para a formação profissional. Os egressos vêm demonstrando excelente desempenho e competência técnica e hoje estão desenvolvendo atividades em várias unidades de saúde no Rio de Janeiro e em outros estados, além da realização de mestrados e doutorados.

Convidamos os leitores para seguir estes singelos escritos da clínica, sabendo que eles trazem a marca de uma experiência em elaboração.

Ademir Pacelli Ferreira
Coordenador da Edição

 

Revista Práxis e Formação IP/UERJ